Novo comando pretende aproximar Ronda Escolar da comunidade

SegurançaFeira de Santana

Novo comando pretende aproximar Ronda Escolar da comunidade

Além das novas viaturas, a Operação receberá mais efetivo e nova sede 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), formalizou a assunção do capitão PM Franclin Martins, ao comando da Operação Ronda Escolar, em Feira de Santana, antes comandada pela tenente PM Renata Martins, atual comandante da Ronda Maria da Penha. O novo comandante trabalha no planejamento operacional do destacamento e adiantou que busca estreitar relações com a comunidade com o objetivo de dar outra amplitude ao trabalho desenvolvido.

Em princípio, o capitão confirma que o trabalho começou já do lado técnico. Martins anunciou que além das novas viaturas, a Operação Ronda Escolar receberá mais efetivo e contará com uma nova sede. "A ideia da Ronda Escolar em Feira de Santana, através da minha função no comando, é ampliar a malha de atuação na cidade e nos distritos. Fortalecer com novas viaturas, inclusive, semana passada já recebemos três novos equipamentos e temos previsão de receber a quarta viatura que será destinada para ronda escolar aos distritos. A área territorial de Feira de Santana é um desafio e por isso estaremos ampliando a atuação da ronda e também efetivo", detalha.

Segundo o capitão, o coronel Adalberto Piton, comandante da CPRL, está sensível à comunidade feirense e emprega esforços para dar ferramentas de atuação. Ele diz ainda que as ações não serão apenas forma preventiva, mas também através da atuação dos policiais no ambiente interno escolar.

"Para fazer parte da Ronda escolar, precisam passar por um curso de formação em policiamento comunitário escolar e também já ter uma formação em educação. Temos psicólogos, psicopedagogos. Pretendemos, além desse policiamento ostensivo, criar projetos para que o PM vá para sala de aula abordar temas como bullying, exploração sexual infantil, drogas. Todos os males que assolam a comunidade escolar. Um dos nossos grandes desafios dentro da Ronda Escolar é realmente estruturar a rede. Precisamos entender que problema de segurança pública não é algo estritamente da Polícia Militar. Ela é apenas uma das engrenagens que faz parte do programa de defesa social. Um dos nossos desafios será dialogar com todos os componentes que fazem parte do sistema", esclarece.

De acordo com a CPRL, estas ações fazem parte do planejamento estratégico do CPRL em 2023 que visa ampliar a atuação da Ronda Escolar, que é um serviço essencial da PMBA, no policiamento comunitário das unidades escolares de Feira de Santana e seus projetos sociais. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/