PRF resgata mais de 500 animais silvestres após abordar veículo com destino a Feira de Santana
Aves e saguis eram transportados em minúsculas gaiolas, sem água e em condições de maus-tratos
Na noite de domingo (23), a Polícia Rodoviária Federal realizou o resgate de 585 animais silvestres durante uma ação de fiscalização no km 170 da BR-110, no município de Ribeira do Pombal (BA). Por volta das 20h30, os policiais abordaram um veículo de passeio que transitava sentido Paulo Afonso – Feira de Santana.
Durante a fiscalização, foram encontradas sete caixas no interior do automóvel, contendo diversas espécies de aves silvestres e saguis. Entre as espécies resgatadas estavam:
- 523 cardeais,
- 25 azulões,
- 14 sanhaços,
- 21 sofrês,
- 02 saguis-de-tufo-branco.
Os animais estavam acondicionados em gaiolas minúsculas, superlotadas, sem água, com pouco ou nenhum alimento, e expostos a temperatura elevada, agravada pelo uso de lonas que dificultavam a ventilação. As condições caracterizavam situações de maus-tratos e risco severo à sobrevivência dos animais.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Ao ser questionado, o condutor afirmou que os animais seriam levadas para comercialização em feira livre, prática proibida pela legislação ambiental. Ele também informou não possuir qualquer autorização para captura, criação ou transporte de fauna silvestre.
Diante dos fatos, ficaram configurados os crimes de tráfico de animais silvestres e maus-tratos, previstos na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A PRF acionou a equipe técnica ambiental do município, que adotou as providências cabíveis e assumiu o encaminhamento dos animais para avaliação, triagem e cuidados especializados.
A Polícia Rodoviária Federal reforça que o tráfico de animais silvestres é uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira e orienta a população a denunciar práticas ilegais relacionadas à fauna.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.