Ponto e Vírgula 01/03/2022

Ponto e Vírgula 01/03/2022

Sobe - Jovem Sandro Lúcio, filho de agricultor baiano, que estudando só em escola pública, passou para vestibular em medicina na UFBA.

Desce - Chapa governista, pelo desarranjo, sem definição de quem disputará a próxima eleição, para candidatos ao governo, vice e senado.

Desrespeitoso

Partido da base de sustentação do governador Rui Costa (PT), o PSB afirmou, em nota ontem (28), que vê com 'estranheza as últimas movimentações políticas em relação à sucessão estadual', com a indecisão em torno do nome da cabeça de chapa do grupo para as eleições deste ano. "(O PSB) classifica como desrespeitoso o método como está sendo conduzido o assunto, que alija das decisões dos partidos e lideranças que foram fundamentais para a construção do projeto político democrático e vitorioso que vigora na Bahia desde 2006 até os dias atuais", diz a nota.

Redemoinho

Essa insatisfação do PSB se irradia também pelo próprio PSD, que pode - ou poderia - ter o candidato ao governo. Todos os grupos heterogêneos que constroem o PT, inclusive, com notas públicas, só quem está feliz da vida é João Leão (PP), que diz que agora terá "caneta com tinta" até o fim do ano. Esse mesmo filme passou em 2018, todos sabem o final da história.

Quem não ouve conselho…

Aqui para nós… com tudo acomodado, só faltando o Leão na jaula, por que o governador Rui Costa não ficou quietinho para não atrapalhar, e seguiu o caminho de Wagner, que ficou no mandato até o fim, para proporcionar a vitória a ele, e depois ser reconhecido e conduzido a um Ministério? Tão fácil copiar o que deu certo. Errada é a ambição.

Jogos de azar

A bancada evangélica não está nada feliz com o Governo Federal, depois que o líder da base na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), liberou os governistas a votarem como preferissem no projeto de lei que legaliza jogos de azar no país. Segundo os parlamentares, foi essa permissividade que fez com a proposta, onde são admitidos jogos de cassinos, jogos de bingos, jogos de vídeo-bingos, aposta em corridas de cavalo (turfe), jogos online e jogos do bicho, fosse aprovada.

Posicionamento

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (28), que o voto do Brasil em resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia é livre, com equilíbrio. Ele acrescentou que o Brasil não defende "nenhuma sanção ou condenação ao presidente Putin".

Pressão

Quatro meses após a aprovação do relatório final, a cúpula da CPI da Covid aposta na pressão sobre o procurador-geral Augusto Aras para tentar destravar os processos contra as autoridades com foro, entre elas o presidente Jair Bolsonaro (PL), e também para manter em evidência as ações da comissão.

Sucessor

O PT apresentou nas eleições municipais de 2020 e em recentes filiações uma lufada de novos nomes, mas todos ainda distantes do núcleo de comando, o que sinaliza uma dificuldade de renovação da sigla comandada por Luiz Inácio Lula da Silva e que completou 42 anos, no último dia 10. Em conversas com petistas de variadas correntes nas últimas semanas, a Folha ouviu o nome de apenas dois políticos como possíveis sucessores naturais de Lula - o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, 59, que despontou para o primeiro time do partido a partir de seu trabalho no Ministério da Educação, e o senador Jaques Wagner.

Perdeu força

O Senador Angelo Coronel (PSD) luta para dar sobrevida à CPMI das Fake News, mas é um esforço que tende a não dar em resultados. Coronel admitiu que a Comissão perdeu muita força após o Tribunal Superior Eleitoral arquivar o processo que apurava irregularidades no pleito de 2018. "Como o TSE arquivou o processo das eleições de 2018, e a CPMI das Fake News foi muito em cima disso, e aí ela perdeu força. Mas, vamos tentar reativá-la", afirmou o Senador. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/