Ponto e Vírgula 05/10/2022

Ponto e Vírgula 05/10/2022

Sobe - Governos por desobrigarem a apresentação do comprovante de vacina contra a covid-19.

Desce - Institutos de pesquisas eleitorais pelas incongruências entre os números apresentados e o resultado das urnas.

Pesquisas

Pesquisadores ouvidos pelo Estadão dizem que não há explicação única para as divergências entre as pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera do primeiro turno das eleições de 2022 e os resultados saídos das urnas no domingo.

Pesquisas I

As hipóteses apresentadas incluem questões estatísticas, as metodologias dos levantamentos e mudanças no comportamento dos eleitores. Há ainda possibilidades no campo da ciência política que explicariam mudanças de última hora na decisão de voto.

Atrapalhou

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, celebrou, na tarde de ontem, o resultado do partido nas eleições de domingo (2), quando reelegeu dois deputados federais e quatro estaduais. Ele ainda disse que considera os resultados como "uma vitória retumbante'' e que pesquisas atrapalharam crescimento da chapa do PT.

José Ronaldo

Quem esperava que o grupo liderado por José Ronaldo (UB) e Colbert Martins (MDB) elegeria um deputado federal, frustrou-se. O empresário Zé Chico (UB), que ficou na terceira suplência, teve em Feira de Santana 34 mil votos e na Bahia 44 mil. As informações são do site Bahia na Política.

ACM Neto

Passadas as eleições de 2 de outubro, analistas de plantão entendem que ACM Neto (UB) avaliou errado ao indicar Ana Coelho (Republicanos), uma desconhecida, para a vaga de vice-governadora na chapa. Foi determinante, segundo o Bahia na Política, na escolha a autoconfiança.

Nordeste

O jornalista Lauro Jardim revelou em sua coluna do Jornal O GLOBO, na manhã de ontem (4), o plano do presidente Jair Bolsonaro (PL) para virar votos no Nordeste, região que sacramentou a liderança de Lula (PT) no primeiro turno das eleições, realizado no domingo (2).

Nordeste I

Segundo Jardim, o mandatário brasileiro promoveu uma reunião ontem, no Palácio do Planalto com este objetivo. Escalou os deputados (e pastor da Assembleia de Deus Missão Vida) Otoni de Paula e Marco Feliciano (também pastor); os senadores eleitos (e pastores) Damares Alves e Magno Malta para rodarem já a partir desta semana tantos templos quanto puderem na região.

Apoio

Como já era esperado, o candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), recebeu o apoio, na terça-feira (4), do cientista social e ex-candidato ao Palácio de Ondina, Kleber Rosa (PSOL). O psolista disse que vê esse apoio no segundo turno "fundamental para derrotar o grupo carlista" no Estado. A decisão em apoiar Jerônimo Rodrigues foi aprovada, por unanimidade, durante reunião virtual, da Executiva Estadual do PSOL Bahia.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/