Ponto e Vírgula 09/11/2023

Ponto e Vírgula 09/11/2023

Sobe - Deputado Zé Neto, pela aprovação e sanção do projeto de lei de sua autoria, que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional.

Desce - Bruno Gagliasso, Xuxa, Anitta, Leonardo Dicaprio e tantos outros artistas que se colocaram como defensores ambientais, mas se silenciam perante as devastadoras queimadas na Amazônia em 2023, pior índice para outubro dos últimos 25 anos

Mesa diretiva

A Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Feira de Santana se reuniu, na manhã desta quarta (08), para debater e deliberar sobre questões internas relacionadas ao funcionamento da Casa Legislativa. O encontro foi liderado pela presidente Eremita Mota (PSDB) e contou com a presença dos demais componentes: vice-presidente, Fernando Torres (PSD); segundo-vice, Paulão do Caldeirão (PSC); terceiro-vice, Ron do Povo (MDB); primeira-secretária, Lu de Ronny (MDB); segundo-secretário, Pastor Valdemir (PV) e terceiro-secretário, Edvaldo Lima (MDB).

Mesa diretiva I

Satisfeita com a resolutividade da reunião, Eremita avalia positivamente o encontro, destacando a participação ativa dos membros da Mesa Diretiva. Ela reforça que o diálogo entre os integrantes da gestão é necessário para avaliar e dar andamento aos processos internos da Câmara: "Estamos comprometidos em garantir que a Casa da Cidadania funcione de maneira eficaz, atendendo às necessidades da população e cumprindo sua função de representação democrática".

José Batista

A Câmara Municipal cumpriu um minuto de silêncio, na sessão ordinária de ontem (8), por solicitação do vereador Sílvio Dias (PT), em homenagem ao escritor e funcionário público José Batista Freitas de Matos, de 64 anos. Ele morreu no dia de ontem, após um período internado no Hospital de Camaçari para realizar um procedimento cirúrgico. Feirense e residente no bairro Cidade Nova, José Batista era irmão do radialista Jailton Freitas, âncora do programa Rotativo News, na Rádio Sociedade News. O legado literário do escritor inclui duas obras consideradas significativas para a literatura política da Bahia, onde retrata a vida dos ex-governadores e ex-senadores. Em "Um sertanejo no poder", fala sobre a vida do feirense João Durval Carneiro. "O Mito", primeiro a ser lançado, explora a trajetória de Antonio Carlos Magalhães (ACM).

Projeto de lei

Os vereadores aprovaram, na manhã de ontem (8), em segunda discussão, o projeto de lei nº 121/2023, de autoria da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota (PSDB), que visa coibir a venda ou oferta de bebidas e alimentos ultraprocessados nas escolas públicas e privadas do Município, seja de ensino infantil ou fundamental. A proposta, que tem como princípio o combate à obesidade infantojuvenil, através da "promoção de ambientes saudáveis" no âmbito dos estabelecimentos escolares, deverá ser sancionada pelo Poder Executivo, para que entre em vigor.

Homenagem

Os profissionais que fazem da própria voz a matéria prima do rádio foram homenageados pela Câmara Municipal de Feira de Santana na noite de terça (07). A solenidade em comemoração ao Dia do Radialista contou com a presença de diversos representantes da categoria responsável por levar informação e entretenimento aos ouvintes, que preencheram o plenário e a galeria da Casa Legislativa. Propositor do evento, o vereador Lulinha (UB) disse que esta é uma das profissões mais importantes em todo o mundo. Além de levar informação e entretenimento aos ouvintes, o radialista também exerce um "valoroso serviço de utilidade pública".

Paraíso

Atendendo a pedidos dos próprios moradores, a rua Anjo Mau, no bairro Gabriela, vai trocar de nome. A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou em segunda votação o Projeto de Lei 117/2023, que muda a denominação da via, retornando o seu nome original: "rua Paraíso". A proposta, de iniciativa do vereador Ron do Povo (MDB), segue para a sanção do Poder Executivo. O parlamentar explica que a rua foi Inicialmente denominada Paraíso, porém passou por uma alteração, anos atrás, passando a ser chamada "Anjo Mau", referência a uma telenovela.

Orientação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que não está interferindo no trâmite que pode permitir a terceira eleição seguida de Adolfo Menezes (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa (AL-BA). A declaração foi dada durante entrega de 68 ambulâncias para 66 municípios baianos, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na terça-feira (7), o deputado estadual Niltinho (PP) afirmou já ter conseguido reunir o mínimo de 21 assinaturas necessárias, conforme prevê o regimento interno da Casa, para dar entrada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permitirá a reeleição do pessedista.

Obras

As reuniões entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e congressistas também serviu para o governo afinar compromissos com a base. Um deles é a liberação de emendas por meio dos ministérios que produzem obras. Lula garantiu que o dinheiro será liberado, desde que sejam para obras estruturantes do governo federal de pastas como Portos e Aeroportos, Educação, Saúde, entre outros. O presidente dará atenção especial àqueles congressistas que priorizarem obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Minha Casa, Minha Vida. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/