Ponto e Vírgula 10/03/2022

Ponto e Vírgula 10/03/2022

Sobe - Casas Abrigo da Mulher, que acolhem mais de 260 mulheres vítimas de violência doméstica em Feira, Itabuna e Juazeiro.

Desce - Refinaria Mataripe, que pratica na Bahia preços de gasolina e diesel maiores do que para venda a outros estados, como Alagoas, Maranhão e Amazonas.

FUNDEB

Na manhã de ontem (9), a Comissão de Educação da Câmara Municipal apresentou parecer ao projeto do Poder Executivo que cria o Conselho Municipal do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Foi apresentada também uma emenda pelo vereador Professor Ivamberg (PT) ao projeto para que haja esclarecimentos mensalmente sobre o Conselho. Após a apreciação do parecer e da emenda, a Câmara poderá votar o projeto de Lei Ordinária nº 08/2022, que dispõe sobre a adequação do Conselho Municipal de Educação de Acompanhamento e Controle do FUNDEB à Lei Federal nº 14113/2020.

Rondas preventivas

Através do requerimento nº 05/2022, aprovado na Câmara ontem (9), o vereador Lulinha (DEM) propõe, em caráter de urgência, a realização de rondas preventivas nos bairros Conceição I, Conceição II, Parque Brasil, Santo Antônio dos Prazeres, Mangabeira, Feira V, Alto do Papagaio e Conjunto ACM, tendo em vista o alto índice de violência que vem acontecendo nas regiões supramencionadas de forma recorrente. O documento, direcionado ao Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) também será encaminhado ao prefeito Colbert Martins Filho.

Apoio

Afirmando que há algum tempo já definiu seu apoio político para as próximas eleições e ontem (9), resolveu tornar público, o vereador José Carneiro (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para anunciar seu apoio a Carlos Geilson para deputado estadual e Zé Chico para federal. José Carneiro ainda avaliou como "erro" o período em que Geilson esteve no grupo político do governador Rui Costa.

Solidariedade

Pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) recebeu o apoio do Solidariedade. O acordo foi selado em Brasília, em um encontro que contou com as participações dos presidentes nacional e estadual do partido, o deputado Paulinho da Força e Luciano Araújo, respectivamente, além de outros dirigentes da sigla. Na Bahia, o Solidariedade conta com 60 vereadores e três prefeitos.

Renunciou

O ex-deputado federal José Carlos Araújo renunciou à presidência do PL na Bahia e formalizou pedido de desfiliação da sigla em carta enviada, na terça-feira (8), ao presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto. Araújo ressaltou que o motivo da decisão é o descumprimento de compromisso da sigla na Bahia que havia anunciado apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao governo estadual.

Bolsonaro quer

O presidente Jair Bolsonaro (PL), diante do impasse para o lançamento da candidatura de João Roma (Republicanos) ao governo estadual, avalia lançar o vice-governador João Leão, filiado ao PP, partido que integra a base do governo federal, como nome para disputar o Palácio de Ondina e viabilizar para ele um palanque na Bahia. As informações são do Jornal O Globo.

Provas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu o compartilhamento das provas colhidas no inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo vazamento de informações sobre o ataque hacker aos sistemas da Corte, com a investigação sigilosa aberta em agosto do ano passado para apurar as ameaças do chefe do Executivo ao sistema eletrônico de votação.

Aras

O procurador-geral da República Augusto Aras disse na terça-feira, 8, que vem sendo pressionado desde que assumiu o comando do Ministério Público Federal (MPF), em setembro de 2019, e sinalizou que se prepara para novos ataques com a proximidades das eleições. Aras afirmou ainda que alguns candidatos tentam influenciar, 'às vezes até de forma inadequada e grosseira', a independência funcional dos membros do Ministério Público.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/