Ponto e Vírgula 15/10/2022

Ponto e Vírgula 15/10/2022

Sobe - Governo federal por prorrogar mais uma vez prazo para atualização do CadÚnico.

Desce - Governo do Estado por deixar caducar decreto de desapropriação em áreas próximas ao Aeroporto de Feira.

Visita

A primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, e a senadora eleita pelo Distrito Federal (DF), Damares Alves (PL), estarão neste domingo (16) em Feira de Santana. As duas vão participar do evento intitulado "Mulheres com Bolsonaro", marcado para as 10h30, no Ária Hall, no Centro da cidade. João Roma (PL), que segue como deputado federal, também estará presente na agenda, junto a outros deputados estaduais e federais eleitos no pleito de 2 de outubro".

Repercussão

Uma pescadora da Comunidade Mergulho, no distrito Governador João Durval (Ipuaçu), veio a óbito no último final de semana, enquanto aguardava por vaga em hospital por meio do Sistema de Regulação. A fatalidade foi repercutida pelo vereador Jurandy Carvalho (PL), em sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana. Inconformado, ele destaca que dona Elza é uma das 339 pessoas que morreram à espera da regulação, neste ano, somente na região de Feira de Santana.

Investimentos

O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou que sua gestão será marcada pela parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e garantiu que irá realizar investimentos importantes no setor cultural baiano para garantir a dinamização da economia, geração de empregos e renda. O petista ressaltou que sua gestão será marcada pelo diálogo e parceria com os prefeitos, empresários e a população baiana.

Minimizou

Após o resultado indigesto do primeiro turno, com Jerônimo Rodrigues (PT) à frente de ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo governo da Bahia, contrariando a maioria das pesquisas, o prefeito de Salvador Bruno Reis (UB) minimizou a derrota de seu padrinho político e a migração de aliados para o grupo adversário. "O segundo turno é uma outra eleição, quando a gente analisa o cenário do Nordeste e da Bahia, afinal de contas, tem quatro eleições consecutivas que o grupo atual vence as eleições no primeiro turno, nós conseguimos no dia 2 uma grande vitória: levar essa eleição pro segundo turno", disse o gestor.

Desculpas

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) pediu desculpas, na sexta-feira (14), por ter associado a vacina contra a covid-19 a pessoa "virar um jacaré". "Arrependimento existe, mas não tem como voltar atrás. Se você falou, bicho, já era. Quando estava discutindo questão dos efeitos colaterais da Pfizer, ela não se responsabilizava por efeitos colaterais. No calor, eu falei: 'Vai que você vira um jacaré'. Isso aí foi quase mortal para mim. Lamento, me desculpo, mas eu quis advertir a população de que estava tomando vacina sem saber efeitos colaterais", disse Bolsonaro.

Cláusula de desempenho

Dos 28 entes políticos que concorreram nas Eleições Gerais de 2022, entre partidos e federações partidárias, apenas 12 conseguiram alcançar a cláusula de desempenho prevista para o pleito deste ano. As federações FE Brasil (PT/PCdoB/PV), PSDB Cidadania e PSOL Rede, bem como os partidos MDB, PDT, PL, Pode, PP, PSB, PSD, Republicanos e União elegeram deputados federais ou obtiveram votos suficientes para continuar recebendo recursos do Fundo Partidário. Ao atingir a cláusula, também permanecerão tendo acesso a tempo de propaganda em rádio e televisão durante os próximos quatro anos.

Primeira dama

O candidato a governador do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL), durante sua mais nova propaganda eleitoral, afirmou que caso vença as eleições, a população gaúcha poderá contar com "uma primeira-dama de verdade". "Estou muito feliz com o resultado obtido no primeiro turno. E tenho certeza que os gaúchos e as gaúchas entenderam que vão ter, se for da vontade deles, do povo gaúcho, um governador e uma primeira-dama de verdade, que são pessoas comuns e que tem uma missão de servir e transformar a vida dos gaúchos para melhor", afirmou o deputado federal.

Perda de votos

A onda bolsonarista que marcou as eleições de 2018 transformou o então nanico PSL na segunda maior bancada da Câmara, com 52 deputados federais eleitos e a promessa de mudança radical na forma de fazer política no Brasil. Quatro anos depois, esses 52 políticos tentaram um novo mandato, mas só 21 obtiveram sucesso. De 2018 a 2022, o PSL perdeu Jair Bolsonaro e desapareceu como partido político ao se fundir com o DEM e virar o União Brasil. A bancada bolsonarista migrou em sua maioria para o PL de Valdemar Costa Neto, abandonando de vez qualquer promessa de mudança radical na política. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/