Escolas da Rede Municipal participam do Dia B do Brincar em Feira de Santana

EducaçãoAtividades lúdicas

Escolas da Rede Municipal participam do Dia B do Brincar em Feira de Santana

Programação conta com apresentações teatrais, contação de histórias, oficinas, dentre outras atividades. 

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Estudantes da rede municipal de ensino de Feira de Santana, participam, nesta terça-feira (27), de mais uma edição do Dia B do Brincar. A programação será realizada nos três turnos, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), e conta com apresentações teatrais, contação de histórias, oficinas, dentre outras atividades lúdicas e interativas.

Segundo Adriana Boulos, diretora do Departamento de Ensino da Seduc, o Dia B do Brincar ocorre em diversos países. E na semana em que é realizado, as escolas desenvolvem atividades lúdicas para crianças, jovens e adolescentes.

"Este ano, o tema é 'Proteger o encantamento das infâncias', porque a gente sabe que nos dias atuais as crianças perderam o interesse pelas brincadeiras e estão muito ligadas às telas, então a gente percebe a importância de resgatar e proteger a infância das nossas crianças. Hoje a Seduc está desenvolvendo atividades com 30 escolas. Serão 10 escolas pela manhã, que vão trazer crianças da educação infantil até o primeiro ano, 10 escolas à tarde do segundo ao 9º ano, e as escolas da EJA à noite. Mas durante toda a semana todas as unidades da rede estão desenvolvendo atividades sobre o Dia do Brincar. Hoje teremos uma peça teatral, fanfarra, e várias oficinas durante o dia", explicou Boulos, ao Folha do Estado.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O diretor do Diversão em Cena, Caíque Marques, falou sobre a participação do projeto no evento.

"O projeto Diversão em Cena é patrocinado por lei federal, através da Belgo Arames, e está oferecendo uma apresentação do Fantástico Circo dos Sonhos, da NUCA (Núcleo Circense da Cia Cuca de Teatro), e as crianças irão assistir acrobacias e malabares, dentro dessa programação."

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Flávia Freitas, coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Judith Alencar Marinha, no bairro Campo Limpo, revelou que a programação já faz parte do calendário da escola e as crianças aguardam por esse dia ansiosamente.

"O Dia B é muito importante e marcante na vida das nossas crianças, apesar de que somos uma escola de educação infantil, e brincar para eles é presente no dia a dia. Mas eles estavam muito ansiosos, e a gente já coloca na programação desde o início do ano e é muito esperado por todos. Pudemos trazer 40 crianças que irão participar de três oficinas, segundo a programação que nos passaram", afirmou.

O secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que a legislação que diz respeito à educação infantil preconiza esse momento do brincar, associando com a proposta pedagógica para que a criança tenha no momento certo essa oportunidade do lúdico.

"A Secretaria de Educação faz esse evento já há alguns anos e estamos repetindo esta edição em uma conexão com esse calendário mundial, trazendo também os estudantes do EJA (Educação Jovens e Adultos), que já não são mais crianças ou adolescentes, mas que devem ter essa vivência, fazendo esse resgate. Muitos dos alunos que hoje estão no EJA são pais dos que estão no ensino fundamental I e II, e eles poderão participar e interagir ajudando a escola no desenvolvimento do brincar nas suas residências. São parceiros aqui o Sesi, o Senai e outras empresas que também participam", informou.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 28 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/