Morte de adolescente vacinado com Pfizer é investigada

COVID-19Diz Ministério

Morte de adolescente vacinado com Pfizer é investigada

Segundo o governo, há sete eventos adversos graves associados ao imunizante

Crédito: Myke Sena/MS
O ministro da Saúde Maurício Queiroga afirmou em coletiva de imprensa em Brasília que a pasta monitora a investigação de uma jovem de 16 anos que tomou a vacina da Pfizer contra a Covid-19. O inquérito epidemiológico é conduzido pela Secretaria de Saúde de São Paulo.

A morte da adolescente ocorreu no último dia 2 e é temporariamente associada à vacinação. A investigação busca saber se a vítima tinha comorbidades.

Segundo o Ministério da Saúde, há sete eventos adversos graves associados ao imunizante da Pfizer e outros 26 "não graves". No país são 1.545 notificações dos dois tipos entre adolescentes, entre todos os imunizantes.

Apesar de somente o imunizante da Pfizer estar autorizado pela Anvisa para ser aplicado em menores de 18 anos, houve aplicação de vacinas do Butantan (4.464), Astrazeneca (2.356) e Janssen (92) em adolescentes no Estado de São Paulo.

"A vacina é a da Pfizer (para adolescentes). Então, meus amigos 5.570 secretários de saúde do Brasil, sigam a recomendação do PNI (Programa Nacional de Imunização). Não dá para o Ministério da Saúde se responsabilizar por condutas tomadas fora das recomendações sanitárias do país", afirmou o ministro Marcelo Queiroga.

Imbróglio na vacinação

Na quarta-feira (15), portaria do Ministério da Saúde suspendeu em todo o país a vacinação de adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos. A decisão causou surpresa à gestão estadual que publicou nota lamentando o posicionamento do governo federal.

Apesar da decisão federal, as secretarias de Saúde de São Paulo e de São Carlos decidiram continuar com a vacinação em adolescentes. No município, faltam 3 mil pessoas da faixa etária dos 12 a 17 anos serem imunizadas.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/