Com mais de 2 mil atletas inscritos, Santa Teresinha promove 6° edição do Suba100

EsportesCiclismo

Com mais de 2 mil atletas inscritos, Santa Teresinha promove 6° edição do Suba100

O Suba100 é o maior Challenge de Moutain Bike do Brasil  

Crédito: Divulgação

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, na cidade de Santa Teresinha - Região do Caminhos do Jiquiriçá - acontece a 6° edição do Suba100 Challenge, a maior prova de Moutain Bike do Brasil que reúne mais de 2 mil atletas.

A prova, que é realizada desde 2015, tem como supervisão a Confederação Baiana de Ciclismo- FBC e possui um percurso de 100 milhas (mais de 160 KM) de terrenos irregulares, com subida e descida, asfalto, estrada de chão e lajeado, além de um trecho que corta algumas cidades circunvizinhas (Itatim, Castro Alves) retornando para Santa Teresinha, a Terra Mãe do Suba100.

Com tantos obstáculos, sem dúvidas o principal foco dos atletas que vão participar do Suba100 não é o de alcançar as primeiras colocações, mas sim de ao menos concluir a prova. A participação dos atletas no Suba100 é dividida por 16 categorias, considerando a idade, gênero e opções de SOLO e DUPLA, além das categorias especiais.

Como acontece o evento

Na sexta-feira (13), ocorre a abertura do evento com a entrega dos kits, às 10h o percurso já estará livre para reconhecimento pelos ciclistas até às 19h, quando será realizado o Congresso Técnico seguido de apresentações culturais, às 20h.

A competição possui duas etapas:

No sábado (14), a largada da 1ª etapa das 100 milhas está programada para acontecer às 8h da manhã, na Praça Àpio Medrado, onde os atletas sairão com sentido à Serra da Penha e à Serra da Jibóia, descendo pela Região da Barragem Casa Forte até chegar em Santa Teresinha. Neste estágio serão 62 km de percurso e 2.100 de altimetria acumulados.

No dia seguinte, domingo (15), acontecem duas largadas na Praça Àpio Medrado. A primeira largada acontece às 8h para os atletas da 2° etapa do Suba100. Com um percurso 100 KM e uma altimetria de 2.000 acumulados, os desafiadores do Suba100 enfrentarão o sol escaldante da Região da Caatinga, cruzando a Serra do Boqueirão (onde há a Rampa do Vôo Livre), o "Rolling Stones", Região dos Inselbergs, "micro-ondas", Jurassic Park e Pinturas Rupestres até a chegada na sede da cidade de Santa Teresinha.

Já às 8h15min será dada a largada dos atletas do Suba50 km, que estarão divididos em 8 categorias e enfrentarão um percurso de 80 KM com uma altimetria de 1.400 quilômetros acumulados. A prova desses ciclistas terá como rota a passagem pela Serra do Boqueirão (onde há a Rampa do Vôo Livre), "Micro-ondas", "Ladeira da Morte", "Jurassic Park" e Pinturas Rupestres até a chegada na sede da cidade de Santa Teresinha.

Subakids

Visando incentivar a prática do esporte desde a infância, no domingo, às 8h30min, também acontece o SubaKids para os filhos dos atletas, moradores e visitantes, com inscrições gratuitas e distribuição de premiações para os pequenos que completarem o percurso de 1 KM (distância permitida pela Federação Brasileira de Moutain Bike).

Timeline do Suba100

O Suba100 cresceu, e o que era um desafio de 100 KM disputado em um único dia e com menos de 200 atletas se tornou o maior Challenge de MTB do país. "A primeira edição do Suba100 foi em 2015, naquele ano 184 atletas participaram da prova, mas apenas 98 conseguiram concluir. No ano seguinte, 2016, tivemos 530 atletas. Em 2017 dividimos a prova para dois e aumentamos o percurso para 100 milhas (160km). Em 2018 largamos com 1.200 atletas, em 2019 com 1.350 atletas e agora em 2022, depois de 2 anos sem realizar o suba100 por conta da Pandemia, vamos largar com 1.800 ciclistas", lembrou o idealizador do Suba100 Pietro Baddini.

Programação da Prefeitura Municipal de Santa Teresinha

Suspenso em 2020 e 2021 por conta da Pandemia, o Suba100 - 2022 espera receber mais de 20 mil pessoas e a Prefeitura de Santa Teresinha preparou uma programação com muita música e apresentações culturais para garantir o entretenimento durante os três dias de evento.

Com atrações de nível nacional e apresentações culturais locais, o Prefeito Agnaldo Andrade relata que a grade de atrações foi pensada para além da diversão dos santa-terezinhense e visitantes. "Estamos trazendo grandes nomes como Vitor Fernandes, Tayrone, Danniel Vieira, Papazoni e Seu Maxixe. Uma festa com atrações de peso impulsiona e movimenta ainda mais a economia da nossa cidade. É mais renda para o ambulante, o catador de latinha, o comércio local e outros segmentos!", disse.

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Jefferson Silva, reforça que o evento é um dos principais intermediários do desenvolvimento, turístico, econômico e social de Santa Teresinha. "O Suba100 é uma importante vitrine da nossa cidade, é um momento muito oportuno de mostrar o que Santa Teresinha tem de melhor. Durante os três dias de evento teremos apresentação do Samba de Roda da Comunidade Quilombola de Campo Grande, apresentação de grupos de capoeiras, exposição do nosso artesanato, culinária e cultura, e os artistas da terra também estarão se apresentando no palco principal, teremos Taiane Almeida, Rafinha Nunes e Berg Ribeiro animando o público. Santa Teresinha é linda e tem um povo muito hospitaleiro, quem vem uma vez quer voltar sempre. Venha você também conhecer o Suba100 e as riquezas de Santa Teresinha", convidou.

Sendo o maior CHALLENGE de MTB do país, o Suba 100 reúne pessoas de diversos estados e até países, e se consolida como uma das grandes fontes de renda da cidade pelo alto índice de empregos temporários, aluguéis de residências, além de lotação máxima nas pousadas e uma alta movimentação no comércio local. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/