​Após Missão Brasília, CDL e entidades acompanham demandas apresentadas

PolíticaAgenda política

​Após Missão Brasília, CDL e entidades acompanham demandas apresentadas

A entrega da Carta de Compromisso ao presidente Lula foi o ponto alto da missão

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (25), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL) e entidades parceiras reuniram a imprensa em um café da manhã no foyer da instituição para apresentar o balanço da Missão Brasília 2025. Mais do que relatar números e encontros, o momento marcou o anúncio de uma comissão que ficará responsável por acompanhar de perto o andamento das pautas defendidas na capital federal, garantindo que a mobilização da sociedade feirense não se limite à entrega de documentos, mas resulte em conquistas concretas.

Entre os dias 16 e 18 de setembro, lideranças políticas, empresariais e institucionais estiveram em Brasília com uma agenda de demandas para o desenvolvimento da cidade. A entrega da Carta de Compromisso ao presidente Lula foi o ponto alto da missão, reforçando pleitos que incluem desde a implantação do Hospital Baiano de Oncologia até a viabilidade do Trem Intercidades Salvador–Feira de Santana.

Para o presidente da CDL-Feira, Juscelino Brito, a criação da comissão garante que a missão não se encerra com a viagem. "Não é apenas entregar uma pauta e comemorar. Nós vamos acompanhar cada demanda, das reuniões com ministros até as entregas feitas no Congresso. A imprensa terá acesso a todo esse acompanhamento, porque o compromisso agora é transformar cada proposta em resultado concreto para Feira de Santana", afirmou.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O presidente da CDL Jovem, Luís Mercês Jr., definiu a missão como um ato de cidadania. Segundo ele, quando a cidade avança em infraestrutura e qualidade de vida, todo o ambiente de negócios também se fortalece. Essa visão de integração foi reforçada por líderes como Sandro Santana, presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes (Avamfs), e Geraldo Pires, presidente do Centro das Indústrias (Cifs), que lembraram que comércio, indústria e serviços caminham juntos na busca por uma Feira de Santana mais próspera e organizada.

Mais do que resultados imediatos, a Missão Brasília trouxe um sentimento de autoestima renovada. Foi o que ressaltou Genildo Melo, presidente da Associação Comercial (Acefs), ao lembrar do apoio recebido de centenas de feirenses durante os dias de mobilização. Para ele, ver a cidade unida, em pleno aniversário de 192 anos, já foi um marco histórico.

A cobertura da imprensa, presente em cada etapa, também ganhou destaque no balanço. Jornalistas e radialistas que acompanharam a comitiva avaliaram a experiência como transformadora. Para Dandara Barreto, foi emocionante testemunhar a união de diferentes setores a favor de Feira de Santana em um momento de tantas divisões políticas no país. Já Fabiano Cerqueira relatou o impacto positivo da missão em sua carreira e na repercussão junto ao público.

E mesmo os comunicadores da cidade que não fizeram parte da comitiva que viajou à Brasília, também participaram ativamente da cobertura. O jornalista Reginaldo Júnior destacou o interesse da população nas pautas apresentadas e o orgulho em ver a cidade mobilizada por suas demandas. Já o radialista Ney Silva reforçou o reconhecimento ao esforço das entidades e lideranças: para ele, todos estão de parabéns por lutarem por Feira.

Ao final do encontro, junto com a sensação de dever cumprido, fica também responsabilidade redobrada, como reforçou Juscelino Brito: "Feira de Santana mostrou sua força na capital do país e segue unida para garantir que essa mobilização se traduza em desenvolvimento real para a cidade".

Demandas apresentadas na Carta de Compromisso:

A Missão Brasília 2025 levou uma pauta estratégica com 10 prioridades para o desenvolvimento da cidade e da região:

1. Hospital Baiano de Oncologia (HBO);

2. Universidade Federal em Feira de Santana;

3. Rodoanel de Feira de Santana;

4. Projeto de mobilidade e infraestrutura de acesso à cidade;

5. Ampliação do aeroporto e melhoria das vias de acesso;

6. Estudo de viabilidade da Perimetral Norte;

7. Construção de um novo batalhão da Polícia Militar;

8. Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário – Bacia do Pojuca;

9. Autorização para licitação da 2ª etapa da requalificação do CIS Tomba;

10. Liberação da Autorização Ferroviária do Trem Intercidades Salvador–Feira de Santana (TIC-SFS).

Autoridades que receberam a Carta:

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Carta de Compromisso foi entregue a:

Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil;

Alexandre Padilha, ministro da Saúde;

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;

Robinson Barreirinha, secretário-geral da Receita Federal (representando o Ministério da Fazenda);

Jader Filho, ministro das Cidades;

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia;

José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana;

Ângelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

Também foi realizada mobilização junto à bancada baiana no Congresso Nacional, com a entrega da Carta a 11 dos 39 deputados federais da Bahia, em sessão acompanhada pela comitiva.

A Missão Brasília 2025 é organizada pela CDL de Feira de Santana em parceria com o deputado federal Zé Neto e conta com o apoio da Câmara Municipal, da Prefeitura de Feira de Santana e do Governo do Estado da Bahia.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/