Eleição do Portal do Sertão é suspensa e prefeitos se revoltam contra atual presidente

PolíticaPolêmica

Eleição do Portal do Sertão é suspensa e prefeitos se revoltam contra atual presidente

Prefeitos das 16 cidades foram privados de escolher o próximo presidente do consórcio

Crédito: André Silva/ DONC

A eleição para presidência do Consórcio Portal do Sertão, na manhã desta terça-feira (20), foi marcada por momentos de tensão, após o atual presidente que exerce o terceiro mandato, Rogério Costa (PT), suspender a votação após horas no exercício, de forma "arbitrária", como foi considerado pelos prefeitos presentes. Os 16 mandatários que vieram de suas cidades para votar em Feira de Santana, não gostaram nenhum pouco da atitude de Rogério, principalmente seu concorrente no pleito, o prefeito de Conceição da Feira, João de Furão (PSB).

"Após duas horas de atraso, o presidente do consórcio na iminência de perder a eleição acaba de postergar, depois de brigar com todos os prefeitos, dizendo que eu iria acabar com o consórcio, porque estamos com a frente de votos ampla", denunciou o prefeito João de Furão. O prefeito de Água Fria, Renan Araújo (PL), se mostrou indignado e afirmou que a justiça entraria em ação.

"Ele disse que ele construiu o Portal. Quer dizer que é a casa dele, que ele fez com o bolso dele e que é privado? Sabe o que aconteceu? Ele sabe que o colega [ João de Furão] vai desmontar o que tem aqui dentro e o que ele fez. Após 4 horas, com todo mundo aqui, ele olha e diz que vai suspender a eleição, ele quer levar direto sem ter eleição. Fez os prefeitos de palhaços, porque não temos direito de votar em quem queremos, é falta de respeito, de democracia porque ele sabe que não tem os votos, se ele tivesse, aí teria eleição. Está errado, é um absurdo, nós vamos impetrar um mandado de segurança, vamos fazer justiça", afirmou o prefeito Renan.

"Há um edital publicado, legalmente era para acontecer hoje essa eleição, temos a maioria, vamos abrir a eleição e votar. O procurador de Água Fria está vindo à Feira de Santana e vamos fazer acontecer", reiterou o gestor água-friense.

Quem também compartilha do sentimento é o prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira (Solidariedade), que ameaçou retirar a cidade do consórcio. "O presidente Rogério teve meu voto na última eleição, ele ganhou por ser mais velho que João e ganhou no desempate, contudo, foi incapaz de buscar o consenso, foi incapaz de fazer pelas cidades do Portal, como em São Gonçalo, por qual não fez nada. Eu fui preso e sequer recebi uma ligação dele. É importante reforçar que ele não vai ganhar no grito, estamos aqui com a eleição ganha para João, registrarmos em ata para ficar documentado que não é assim que se faz", bradou.

"O portal não é dele, ele precisa respeitar o dinheiro dos municípios que vai todos os meses para o Portal. Se for desta forma, nós saímos, não tenho o interesse em continuar se for dessa forma, não abro mão da eleição, é uma falta de respeito com os colegas e cidades", disse o prefeito Tarcísio. João de Furão contou ainda que foi alvo de desrespeito direto. "Ele disse que recuava para apoiar qualquer um do grupo, menos eu, passou na frente de todos pedindo para que não votassem em mim, uma falta de respeito. Ficamos horrorizados, um prefeito que é de esquerda, da base do nosso governo teve essa atitude", lamentou o chefe do Executivo conceiçoense. 

O atual presidente do consórcio, o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa (PT), não deu declarações.

O consórcio

Fundado em 24 de março de 2010, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão é uma associação pública de direito público (autarquia), constituído com base no art.41, IV, do Código Civil Brasileiro e na Lei Federal 11.107, implantado após um longo processo de articulação, com o intuito de desenvolver políticas públicas para a população de 16 municípios consorciados: Água Fria, Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Santa Bárbara, Santo Estêvão, Santanópolis, Irará, Ipecaetá, Teodoro Sampaio, Tanquinho, São Gonçalo dos Campo e Terra Nova.

O Consórcio exerce um papel importante no que tange a priorização da execução eficiente dos seus projetos. É um instrumento que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, através da gestão associada de serviços públicos que promovam efetivamente a melhoria da qualidade de vida da população. De acordo com seu estatuto e o protocolo de intenções apresenta como finalidades: elaborar estudos e debates sobre o desenvolvimento; desenvolver ações nas áreas de infraestrutura, transporte, saneamento básico, turismo, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/