Eleição unificada: vereador sugere pleito a cada 5 anos

PolíticaEleição unificada

Eleição unificada: vereador sugere pleito a cada 5 anos

 Com a unificação, as eleições aconteceriam na mesma data e todos teriam tempo para montar uma única estratégia

Foto: Divulgação

 A unificação das eleições federais, estaduais e municipais, a serem realizadas a cada cinco anos, e o fim da reeleição foram sugestões apresentadas pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), na Tribuna da Câmara, corroborando com uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) apresentada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Pedro argumenta que o país não "suporta mais" eleição a cada dois anos, pois não há "estrutura financeira suficiente" e pontuou que a classe política só trata de eleição e não de gestão: "o candidato se elege e, em pouco tempo, já precisa se organizar política e financeiramente para nova votação".

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ressaltando que a cada eleição há disponibilização de recursos, através do fundo partidário, o edil compreende que é "muito dinheiro gasto" e os valores podem ser revertidos "para outras finalidades".
Com a unificação, as eleições aconteceriam na mesma data e todos teriam tempo para montar uma única estratégia: "Assim, além de tempo para planejamento, teríamos resultados". A reforma eleitoral precisa ser debatida, defende, pois não há possibilidade de realizar "eleições sem ações públicas".

Outra mudança que, segundo ele, pode ser adotada é o fim da reeleição. Muitos políticos, pontuou, usam a máquina pública "para manterem a si ou o grupo" por anos no poder: "tem político que está no cargo e usa a máquina para se eleger a outro e assim permanece".
As propostas de Pedro Américo foram chanceladas pelos colegas Professor Ivamberg Lima (PT) e Edvaldo Lima (UB): "Precisa mesmo unificar", ratifica o petista. "Concordo. Assim os políticos terão quatro anos para se organizarem e preparar a nação".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 17 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/