Lula lidera pesquisa Quaest em todos os cenários

PolíticaPesquisa

Lula lidera pesquisa Quaest em todos os cenários

Petista também vence todos os adversários com folga no 2º turno na Bahia 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em todos os cenários testados pela pesquisa Genial/Quaest, tanto de primeiro quanto de segundo turno. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (21), mostra que Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, continua sendo o principal adversário do petista em uma eventual disputa nacional, com 34% contra 28% de Lula.

Na Bahia, estado estratégico para o PT, o desempenho do presidente é ainda mais expressivo. Em cenários simulados de segundo turno, Lula supera todos os possíveis concorrentes com ampla vantagem. Contra Jair Bolsonaro (PL), venceria por 63% a 21%. A diferença se repete no embate com Tarcísio de Freitas (Republicanos), também por 63% a 21%.

O petista também derrotaria Michelle Bolsonaro (PL) por 64% a 20%. Contra Ratinho Júnior (PSD) e Eduardo Bolsonaro (PL), Lula chegaria a 66% dos votos, contra 16% dos dois adversários. Em um eventual confronto com Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), a vitória se manteria folgada: 65% a 17% em ambos os cenários. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Aprovação de Lula cresce no Nordeste

Segundo a Quaest, os números refletem um crescimento da aprovação do presidente, especialmente no Nordeste. A avaliação positiva subiu de 53% para 60% na região, enquanto a desaprovação caiu de 44% para 37%. Na Bahia, a aprovação cresceu 13 pontos (de 47% para 60%), mesmo índice registrado em Pernambuco (de 49% para 62%).

O instituto destaca que, pela primeira vez no ano, Lula viu sua rejeição diminuir e o potencial de voto aumentar. Entre os nomes da oposição, ocorreu o oposto: a rejeição cresceu, e o potencial de voto permaneceu estável. A pesquisa também mostra que 58% dos entrevistados avaliam que Lula não deveria concorrer novamente, enquanto 65% defendem que Bolsonaro desista de uma eventual candidatura — um retrato da persistente polarização política.

O levantamento ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/