Ministério da Saúde sofreu segunda invasão hacker, diz ministro

PolíticaÓrgão em alerta

Ministério da Saúde sofreu segunda invasão hacker, diz ministro

Chefe da pasta afirma que ataque foi menor

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde sofreu novo ataque hacker nos últimos dias e parte dos sistemas da pasta está indisponível. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a informação foi confirmada pelo chefe da pasta, Marcelo Queiroga.

"Em relação a esse (ataque), foi algo de menor monta. Estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível", declarou o ministro nesta segunda.

Em nota, a Saúde havia dito apenas que o sistema estava em manutenção. "O Ministério da Saúde informa o Datasus realiza manutenção preventiva na rede interna da pasta, nesta segunda-feira (13). Com isso, os sistemas internos ficarão temporariamente indisponíveis", disse o ministério, antes da fala de Queiroga.

O site do ministério está fora do ar nesta segunda-feira (13). Além disso, a plataforma ConecteSUS está há quatro dias sem emitir o comprovante de vacinação contra a Covid por outro ataque hacker, registrado na madrugada de sexta-feira (10).

O sistema reúne ainda informações do histórico clínico dos pacientes, medicamentos dispensados e exames feitos. Essas funcionalidades também não voltaram a funcionar. O Ministério da Saúde informou, por nota, que a pasta trabalha para restabelecer o ConecteSUS ainda nesta semana.

O ministro Queiroga afirmou que a ideia era colocar de volta no ar os sistemas na terça-feira (14), mas sugeriu que o novo ataque pode atrasar os planos. "Falei que até amanhã. Aí houve esse outro ataque. Infelizmente somos vítimas dessas figuras", disse o ministro.

Com informações da Agência Brasil

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/