Votos válidos: pesquisa aponta possibilidade de eleição presidencial no primeiro turno

PolíticaExame/Ideia

Votos válidos: pesquisa aponta possibilidade de eleição presidencial no primeiro turno

Líder, Lula tem 49% dos votos válidos, mas pela margem de erro pode chegar a 52%

Crédito: Divulgação

A pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (29) abre a possibilidade de a eleição presidencial ser resolvida já no próximo domingo (2). O resultado, porém, não é conclusivo. Na sondagem, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 49% dos votos válidos. Como a margem de erro é de 3 pontos, o ex-presidente pode ter no primeiro turno entre 46% e 52%. O candidato que tiver de 50% dos votos mais um em diante se elege já na primeira votação.

Segundo esta sondagem, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem 38% (ficará entre 35% e 41%, considerando margem de erro), seguido por Ciro Gomes (PDT) com 7% (4% a 10%) e Simone Tebet (MDB), que registrou 5% das intenções de voto (2% a 8%). Os outros sete candidatos somados ficaram com 1%, podendo atingir 4%, de acordo com a margem de erro.

Entre votos totais (inclui nulos, brancos, abstenções), Lula tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro, 37%.

A nova rodada Exame/Ideia perguntou também se os eleitores querem que a disputa presidencial seja resolvida no primeiro turno. Essa opção foi respondida por 63% dos entrevistados, enquanto 17% preferem uma segunda etapa e 20% dos eleitores ouvidos não responderam.

Nesta pesquisa, desenvolvida pelo instituto Ideia e a revista Exame, foram consultadas 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. Tem nível de confiança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/