PGR defende arquivar pedido para investigar se Bolsonaro interferiu na Petrobras

PolíticaPrecaução

PGR defende arquivar pedido para investigar se Bolsonaro interferiu na Petrobras

Pedido de investigação foi formalizado depois que vieram a público mensagens do ex-presidente da estatal

Crédito: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta quinta-feira (22) o arquivamento de um pedido para investigar se o presidente Jair Bolsonaro (PL) interferiu indevidamente na Petrobras.

O pedido de investigação foi formalizado depois que vieram a público mensagens do ex-presidente da estatal Roberto Castello Branco em um grupo privado de economistas no WhatsApp. Ele afirma que teria mensagens e áudios que poderiam "incriminar" o presidente em seu antigo celular corporativo. As conversas foram reveladas pelo portal Metrópoles.

Depois de ouvir o economista, a vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo disse que "não há mínimo elemento a sustentar a existência de ilícito penal" do presidente.

"É conhecida de todos a postura do presidente no sentido de defender a redução de preços dos combustíveis, o que efetivamente ocorreu", afirma a PGR, que não vê crime na conduta de Bolsonaro. Desde o início do governo, em 2019, a Petrobras já teve quatro presidentes.

Em depoimento, Castello Branco disse que escreveu a mensagem em uma "discussão acalorada" e que a palavra "incriminar" não deveria ser considerada no sentido literal.

"Eu apenas recebi mensagens que, se eu as cumprisse, violaria a governança corporativa da Petrobras", afirmou ao ser ouvido por videoconferência.

A PGR também ouviu Rubem Novaes, ex-presidente do Banco do Brasil, que teria sido o interlocutor das mensagens. Ele negou que algum crime específico tenha sido imputado a Bolsonaro.

O pedido para investigar o presidente partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A PGR disse que ele tenta "usar politicamente" o sistema de Justiça.

A manifestação foi enviada ao gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, para decisão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/