Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias é entregue à Câmara Municipal

PolíticaFeira de Santana

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias é entregue à Câmara Municipal

O projeto apresenta as diretrizes do orçamento público para o ano de 2024 

Crédito: Valdenir Lima

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) está disponível para votação na Câmara Municipal. O documento foi entregue em mãos à presidente do Legislativo, vereadora Eremita Mota, pelo secretário de Planejamento Carlos Brito, acompanhado pelo diretor da pasta, Luiz Ivan dos Santos, na manhã de segunda-feira (15). 

Elaborado pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN), o projeto apresenta as diretrizes do orçamento público e estabelece as metas fiscais para o ano de 2024. A elaboração do projeto teve participação dos cidadãos feirenses, por meio de audiências públicas.

A entrega da LDO é uma obrigação prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, na instituição Federal e na Lei Orgânica do Município. "Esse documento contém as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária e outras disposições constitucionais e legais que devem ser incluídas, de acordo com o estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal", afirma Luiz Ivan.

Ele destaca que após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, será dado início ao processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual, a qual deverá ser encaminhada ao legislativo até o dia 30 de setembro. "Os planos foram traçados pelo Executivo e apresentados à Câmara, para uma cuidadosa e responsável apreciação em plenário. Agora, é trabalhar bastante, todos nós, para que possamos, ao final, oferecer o melhor para Feira de Santana", afirmou a presidente da Casa, vereadora Eremita Mota (PSDB), ao receber o projeto.

A presidente lembrou que o Legislativo, sob sua gestão, é "bastante criterioso" na discussão dos projetos considerados mais fundamentais para a população: "estamos determinados a ampliar os debates o quanto possível, com a participação da sociedade, para que projetos como o da LDO tenham uma votação que contemplem, efetivamente, o interesse público".

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é elaborada pelo Poder Executivo em conjunto com a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual. Essas três leis são responsáveis pelo planejamento governamental.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/