Projeto de Lei do deputado Pablo Roberto reduz taxa de esgoto para até 45%

PolíticaPL em tramitação

Projeto de Lei do deputado Pablo Roberto reduz taxa de esgoto para até 45%

Valor cobrado atualmente pela Embasa chega a 80% do valor da conta de água 

Crédito: Divulgação

O deputado estadual, Pablo Roberto (PSDB), protocolou projeto de lei que limita em 45% o percentual cobrado de tarifa do serviço de esgotamento sanitário efetuado pela empresa concessionária responsável pelo serviço no estado da Bahia (EMBASA). Atualmente, o valor da taxa chega a 80% do valor total da conta de água.

Segundo dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42,6% das casas na Bahia não têm esgotamento sanitário adequado. O deputado Pablo Roberto entende que há hoje um serviço deficiente que é prestado pela concessionária e, diante desse cenário, é justo que tenha limitada sua capacidade de arrecadação de taxas sobre os cidadãos. "Não é possível, atualmente, que se mantenha a desproporção entre os valores cobrados e a qualidade dos serviços que a EMBASA presta ao cidadão baiano", afirma o parlamentar.

De acordo com o projeto de lei 2427/2023, o valor da tarifa de esgoto deverá ser cobrado da seguinte forma: 25% para famílias que comprovem uma renda per capta de até 1 (um) salário mínimo; 35% para famílias que comprovem uma renda per capta de até 2 (dois) salários mínimos; e 45% para famílias que comprovem uma renda per capta de até 2,5 (dois e meio) salários mínimos.

O projeto também obriga que a EMBASA garanta o fechamento dos buracos, quando realizada intervenção na tubulação, devendo providenciar a recomposição da pavimentação das vias públicas, utilizando o material e respeitando os mesmos padrões de qualidade em que se encontravam anteriormente às obras, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/