"Sei da importância do movimento negro para as comunidades”, diz vereador Petrônio Lima

PolíticaSessão especial

"Sei da importância do movimento negro para as comunidades”, diz vereador Petrônio Lima

Câmara celebrou Dia Municipal da Beleza Negra e do Sacerdote e Sacerdotisa

Crédito: Márcio Garcez/Ascom/CMFS

Aconteceu na Câmara Municipal de vereadores de Feira de Santana, na quinta-feira (23), a sessão especial em comemoração ao Dia Municipal da Beleza Negra e do Sacerdote e Sacerdotisa. A homenagem foi requerida pelo vereador Petrônio Lima (Republicanos) e aprovada pela Casa. O evento teve a organização do Odungê (Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola), que tem em sua presidência a ativista Lourdes Santana.

sessão solene homenageou sacerdotes e sacerdotisas do culto afro, jornalistas, radialistas, músicos e outros profissionais que valorizam a causa e a cultura afro-brasileira.

As Deusas do Ébano, Negra Jhô e Gerusa Menezes, o vereador em Salvador e professor de Economia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) Silvio Humberto, o ex-vereador de Feira de Santana Marivaldo Barreto, os jornalistas Girlanio Guirra, Raphael Marques, os cantores e compositores Léo Laranja, Roberto Kuelho e Libu do Reggae entre outras personalidades ganharam homenagem durante a sessão.

Durante seu discurso, o vereador Petrônio Lima falou da sua satisfação em viabilizar a sessão especial. “Não poderia deixar de, como vereador, ser autor desse requerimento para homenagear a periferia e a comunidade negra. Sou evangélico e isso não importa porque Deus não veio ao mundo para fazer exceção de pessoa”.

Nascido e criado em bairro periféricos de Feira de Santana, Petrônio falou ainda da sua identificação com o movimento negro da cidade.

“Desde de criança gostei da musicalidade e som do reggae, que conheci através do cantor feirense Tonho Dionorina, no clipe de Porrada de Polícia que passava na TV. Me identifico com o movimento negro, que representa tanto a cultura da nossa cidade. Sei das dificuldades e problemas que as comunidades passam, todos os dias e a importância que o movimento negro tem para essas pessoas”, falou o vereador

Estiveram presentes na sessão, Celso Lima representando os deputados José de Arimateia e Marcio Marinho, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jairinho Carneiro, Naron Vasconcelos e os vereadores Silvio Dias, Lu de Ronny Jhonatas Monteiro.

O vereador Petrônio Lima faz parte da comissão de reparação, direitos humanos, defesa do consumidor e proteção à mulher.

Por conta da pandemia, a Sessão Solene teve o acesso restrito, obedecendo a capacidade de lotação do espaço e seguindo o acordo e as normas sanitárias de contenção da propagação da Covid-19. A atividade foi transmitida através do canal Ascom Câmara Feira, no Youtube.  

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/