STF decide que ALBA não poderá julgar contas de tribunal da Bahia

PolíticaTribunal da Bahia

STF decide que ALBA não poderá julgar contas de tribunal da Bahia

Decisão unânime seguiu voto do ministro Nunes Marques em ação do PCdoB 

Foto: TCM-BA

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, que a competência para julgar as contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) pertence ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), e não à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O entendimento foi firmado no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4124.

A Corte acompanhou o voto do relator, ministro Nunes Marques, invalidando dispositivos da Constituição Estadual e da Lei Complementar 6/1991 que atribuíam ao Poder Legislativo o julgamento contábil do órgão. A ação havia sido ajuizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

O relator destacou que, embora o TCM-BA atue no auxílio das Câmaras Municipais, ele é um órgão integrante da estrutura do Estado da Bahia. Por esta razão, o controle externo de suas contas deve seguir o modelo de fiscalização técnica exercido pelo TCE-BA, em conformidade com os princípios estabelecidos pela Constituição Federal.

Com a decisão, o STF declarou a inconstitucionalidade da expressão "e pelo Tribunal de Contas dos Municípios" contida no artigo 71 da Constituição baiana e no artigo 3º da Lei Complementar 6/1991.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Relatórios

Apesar da mudança na competência do julgamento das contas, o STF manteve a validade da regra que obriga o TCM-BA a enviar relatórios trimestrais e anuais de suas atividades à Assembleia Legislativa.

A decisão diferencia o julgamento de contas, atribuição técnica agora vinculada ao TCE, do acompanhamento institucional, que é prerrogativa da ALBA. Segundo a Corte, o envio desses relatórios garante a transparência e o acompanhamento das ações do tribunal sem ferir o modelo de controle externo constitucional. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 07 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/