TSE manda canal no Telegram excluir vídeo com fake news contra Ciro Gomes

PolíticaFake news

TSE manda canal no Telegram excluir vídeo com fake news contra Ciro Gomes

Arquivo apresenta diálogo falso entre pedetista e suposto chefe de facção 

Crédito: Mário Miranda/Amcham/Divulgação

Um canal bolsonarista no Telegram deve excluir um vídeo manipulado para divulgar fake news contra o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes. A decisão é do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e atende a um pedido do PDT.

O vídeo publicado no Telegram apresenta um suposto diálogo entre Ciro Gomes e alguém apontado como chefe de uma organização criminosa. O arquivo mistura trechos de conversas de integrantes de organização criminosa, obtidas pela Polícia Federal em 2019, com fragmentos de uma entrevista concedida por Ciro Gomes em outro contexto, em setembro do mesmo ano.

Segundo Moraes, "trata-se, assim, de veiculação de fato sabidamente inverídico, com a aparente finalidade de vincular a figura do pré-candidato a membros de organização criminosa, o que, em tese, configura propaganda eleitoral negativa".

O ministro ressaltou que o coordenador do grupo tem responsabilidade sobre o material postado, "atribui-lhe o ônus de exercer controle sobre o conteúdo veiculado no ambiente virtual, de modo a evitar a disseminação de material revestido de ilicitude, incluindo-se ofensas ou propagação de discurso de ódio, e a preservar a integridade e veracidade das informações propagadas".

O ministro fixou multa diária de R$ 10 mil, caso o vídeo não seja excluído. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/