Psicólogos realizam escutas terapêuticas gratuitas na Avenida Getúlio Vargas

Saúde e Bem EstarEscuta Aberta na Praça

Psicólogos realizam escutas terapêuticas gratuitas na Avenida Getúlio Vargas

Os atendimentos serão individuais 

Crédito: Divulgação

De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS, mais de 700 mil suicídios são registrados em todo o mundo. No Brasil, são em média 38 pessoas por dia tirando a própria vida. Quais os motivos? Nunca saberemos, por isso entendemos que promover campanhas de saúde mental é fundamental para que a morte precipitada não seja o fim de mais uma história.

Ainda como parte das atividades voltadas para o 'Setembro Amarelo', que é a maior campanha sobre prevenção de suicídio no mundo, em parceria com o Ressignificar Space – Psicologia e Desenvolvimento Humano, um grupo de psicólogos voluntários, promovem a ação social no modelo de plantão psicológico 'gratuito"', através do Projeto Escuta Aberta na Praça, fazendo da rua "consultórios" a céu aberto, garantindo oferta de acolhimento em espaço público.

A ação será realizada no domingo (8), de 9h às 12h, no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas (nas imediações da Casa Fornari Delicatessen).

Será realizado um plantão psicológico, com atendimentos individuais, com a finalidade de atender as pessoas que estão em busca de ajuda psicológica ou que estejam dispostas a ter uma escuta qualificada, num processo de escuta psicológica "emergencial focal" a partir da intenção espontânea da pessoa.

A escuta acontece à medida em que a pessoa interessada se aproxima de um profissional (psicólogo/a) e este oferece a escuta dispondo de seu tempo e de uma cadeira para juntos conversarem. Não há tempo de atendimento específico definido. A duração da escuta, em geral, depende da necessidade de cada pessoa atendida.

A intenção é ampliar as vias de acolhimento e promoção de saúde mental para a população, fazendo com que a Psicologia seja mais acessível, aproximando-se das pessoas e diminuindo a ideia de que a psicoterapia continue sendo um serviço elitizado.

O plantão psicológico com o Projeto Escuta Aberta acontece de modo volante e não tem data e locais fixos, porém há uma divulgação nas redes sociais com antecedência para que as pessoas se informem melhor (Instagram: @josmanlima e @edilson_psi).

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/