Ponto e Vírgula 23/10/2021

Ponto e Vírgula 23/10/2021

Sobe - Prefeitura por retomar o projeto Arte na Avenida, dando mais visibilidade a artistas feirenses.

Desce - PL que propõe edital sem TAF, exames médicos e psicotécnico em novos concursos das polícias Civil e Militar da Bahia.

Convite

Na tarde de ontem (22), Vânia Silva, viúva do Irmão Lázaro, participou de um encontro de lideranças na cidade de Morro do Chapéu, a convite de ACM Neto, pré-candidato a governador da Bahia e secretário geral da União Brasil, do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo e do presidente estadual do PL, José Carlos Araújo. Na oportunidade foram discutidos projetos políticos, e foi reforçado à Vânia Silva o convite para candidatura à deputada. Participaram também do encontro o presidente municipal do PL, e o presidente da Previdência de Municipal de Feira de Santana, Nau Santana, e o vereador de Salvador, Leandro Guerrilha (PL).

Traidores

Está circulando nos corredores do Congresso Nacional uma lista de "traidores" do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). De acordo com o blog O Antagonista, entraram na mira do parlamentar após a derrota da PEC da Vingança. Três deles são da Bahia: os deputados Uldurico Júnior (PROS), Antônio Brito (PSD) e Igor Kannário (DEM-União Brasil).

Jaques Wagner

Assim como no ano passado, o senador Jaques Wagner (PT) foi reconhecido novamente entre os "Melhores do Senado" na edição 2021 do Prêmio Congresso em Foco. Na avaliação do júri especializado, formado por jornalistas e representantes de outras áreas, o parlamentar baiano foi escolhido como o terceiro melhor senador do país. O anúncio do resultado aconteceu na noite da última quinta-feira (21).

Santas Casas

O Plenário do Senado aprovou o PL 1.417/2021, projeto de lei que prevê repasse de R$ 2 bilhões para ajudar santas casas e hospitais filantrópicos (sem fins lucrativos) que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a proposta, o dinheiro deve ser liberado em até 15 dias a partir da promulgação da respectiva lei. O texto agora segue para a Câmara dos Deputados.

República Tcheca

Em agenda na República Tcheca, na sexta-feira (22), o governador Rui Costa conheceu a linha de produção da maior fábrica de camas e colchões hospitalares do mundo, a Linet, que fica na cidade de Slaný, localizada nas proximidades de Praga, capital do país. O governador propôs à empresa montar uma fábrica no estado, de onde a produção pode ser distribuída para toda a América Latina.

Multado

Em sua 71ª sessão plenária de 2021, realizada de forma semipresencial na última quinta-feira (21), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia decidiram, por maioria de votos, pela aprovação da prestação de contas da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), exercício 2018, e aplicação de multa no valor total de R$ 20 mil ao ex-presidente Ângelo Mário Coronel de Azevedo Martins.

Pediu demissão

O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, pediu demissão do cargo. A informação foi divulgada na última quinta (21), pela assessoria da pasta. Não houve informação sobre as razões da demissão e nem sobre quem o substituirá. Mauro Coelho estava no cargo desde abril de 2020. Antes, trabalhou na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal do governo responsável pelo planejamento do setor elétrico.

Gandu

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região do Baixo Sul, encerrou no mês de setembro as atividades da URMC - Unidade de Referência Microrregional de Combate à Covid-19, criada em junho de 2020, para o enfrentamento da pandemia. A Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS), foi contratada para administrar a URMC, mas tem quatro meses sem receber o repasse do Consórcio Segundo informações a secretaria de saúde do estado tem repassado mensalmente a verba para o Consórcio. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/