Atletas feirenses de orientação buscam apoio para disputar Campeonato Brasileiro

EsportesSaiba como ajudar

Atletas feirenses de orientação buscam apoio para disputar Campeonato Brasileiro

Competição acontece de 20 a 23 de abril, no Rio de Janeiro

Crédito: Divulgação

Mesmo contando com atletas referência no cenário nacional do esporte na modalidade Corrida de Orientação, a equipe feirense feminina Calangos do Sertão ainda corre em busca de apoio para participar do Campeonato Brasileiro de Orientação, que acontece de 20 a 23 de abril, no Rio de Janeiro. As atletas que fazem parte do projeto social mantido pela associação Calangos do Sertão estão precisando do apoio da iniciativa privada e pública e de pessoas que queiram contribuir para que as jovens atletas possam continuar sonhando em representar bem Feira de Santana no certame nacional.

O campeonato brasileiro é o evento de maior importância para o ranking nacional e a participação na competição possibilita apoio futuro nos programas de incentivo ao atleta. As jovens que possuíam o Bolsa Esporte – SUDESB/Governo do Estado da Bahia e Bolsa do Pró Cultura/Esporte, da Prefeitura de Feira de Santana, tiveram os programas encerrados em 2022. E como ainda não foram abertos os programas para a temporada 2023, as atletas não conseguiram comprar as passagens para a disputa do Brasileiro, no Rio de Janeiro, mesmo já tendo feito as inscrições.

Dentre as atletas, está a estudante Ana Beatriz Ferreira, que fez parte da seleção brasileira nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2022, na França, representando Feira de Santana e o Brasil. Além dela, tem também a atleta Fernanda Barbosa, atual bicampeã brasileira - D20B, Thainá Ribeiro, vice-campeã baiana - D20B, Letícia Moreira, 3º lugar no campeonato baiano de 2022, categoria D20B, Sarah Glória, em 6º lugar, D16B no baiano e a atleta Regiane Oliveira, vice-campeã baiana, da Alfa D21A, categoria de altíssimo grau de dificuldade. Todas buscando recursos para cobrir os gastos com transporte e hospedagem.

Em entrevista a reportagem do jornal Folha do Estado, a coordenadora da equipe Calangos do Sertão e atleta Erika Teles, desabafou sobre o assunto. "A participação da mulher no esporte é uma conquista de décadas de luta e de resistência. Ter nossas meninas participando de um esporte que sempre foi hegemonicamente masculino, tendo em vista que seu surgimento se deu dentro das forças armadas, é de suma importância para o fortalecimento do esporte feminino no Brasil. Além de ser exemplo para outras meninas que queiram praticar atividade esportiva. Neste campeonato, já são 303 atletas masculinos em detrimento a 165 mulheres inscritas. Precisamos mudar esse cenário e sermos protagonistas dessa luta. Nossa associação não tem condições de comprar as passagens. Sem apoio, não teremos como levá-las. A frustração, a angústia e o desânimo são os sentimentos que afloram. Mas precisamos confiar, apesar do campeonato já está se aproximando e ainda temos alguns jovens do nosso projeto sem passagens".

A Associação será representada por 27 atletas de 12 a 60 anos. Além das meninas, quatro jovens da equipe masculina também estão em busca de apoio: Levy Frejat de Amorim, 3º lugar no Sul-americano e atual campeão brasileiro H20B, Lucas Moreira, 4º lugar no Sul-americano, Marcus Vinicius Lima, 3º lugar no baiano, que representou a UEFS no Campeonato Universitário de Orientação 2022, em Olímpia-SP e o jovem enfermeiro da equipe, Crhistian Matheus Oliveira.

"O apoio é importante para que possamos levar nossos atletas para terem a experiência de participar do campeonato mais importante do nosso país e para nós podermos mostrar a força da Bahia em uma competição fora do estado", disse o presidente da Associação Calangos do Sertão, Tiago Vaz.

Quem quiser fazer doação de qualquer valor pode fazer doações para Associação Desportiva Calangos do Sertão, Banco Cora SCD (403), Ag. 0001 - C/C. 3620977-5, CNPJ: 31.297.188/0001-05 / Pix: 31297188000105.

Além dessa doação direta, a equipe está recebendo apoio para a Escolinha de Orientação Calangos do Sertão: contando passos para o futuro, projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal – Ministério do Esporte, através da renúncia fiscal do Imposto de Renda de Pessoa Física (7% do imposto a pagar) e Pessoa Jurídica (2% do imposto das empresas de Lucro Real).

Neste caso, as doações poderão ser feitas através do contato pelo Whatsapp (75) 99184-0005 ou pelo Instagram @calangos_do_sertao para ter mais informações. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/