Intervenção armada na Venezuela seria "catástrofe humanitária", diz Lula

PolíticaConflito

Intervenção armada na Venezuela seria "catástrofe humanitária", diz Lula

 O presidente falou sobre a tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela neste sábado (20)

Agência GovO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (20), que uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária. Na avaliação de Lula, as ameaças à soberania dos países têm se apresentado sob a forma da guerra, das forças antidemocráticas e do crime organizado.

A Venezuela e os Estados Unidos vivem atualmente uma situação de tensão e há o temor de que escale para o conflito armado.

"Passadas mais de quatro décadas desde a Guerra das Malvinas, o continente sul-americano volta a ser assombrado pela presença militar de uma potência extrarregional. Os limites do direito internacional estão sendo testados. Uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o hemisfério e um precedente perigoso para o mundo", disse Lula em discurso na abertura 67ª Reunião de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Foz do Iguaçu (PR).

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Há quem argumente que avançar na integração é abrir mão da soberania. Mas as verdadeiras ameaças à nossa soberania são de outra natureza. Elas se apresentam, hoje, sob a forma da guerra, das forças antidemocráticas e do crime organizado", afirmou Lula.

Na última quinta-feira (18/12), em entrevista a jornalistas, Lula contou que tem mantido conversas tanto com o presidente norte-americano, Donald Trump, quanto com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e que o Brasil defende que o melhor caminho é o diálogo para evitar um conflito entre as duas nações.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 21 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/