Novo comandante do Bahia e marco histórico no futebol brasileiro

EsportesEmerson Ferretti

Novo comandante do Bahia e marco histórico no futebol brasileiro

Ex-goleiro se torna primeiro líder assumidamente gay de um grande clube no Brasil

Crédito: Reprodução / X @bnesportes

O Esporte Clube Bahia tem um novo timoneiro para conduzir os destinos do clube nos próximos anos. Emerson Ferretti, da chapa União Tricolor, emergiu como vencedor nas eleições presidenciais deste sábado (2), conquistando 1089 dos 3179 votos válidos. Com esse resultado expressivo, ele sucederá Guilherme Bellintani na presidência da Diretoria Executiva até 2026.

A corrida eleitoral foi acirrada, e Ferretti superou seus concorrentes com folga. Marcelo Sant'Ana ficou em segundo lugar com 774 votos, seguido por Marcus Verhine (673), Leonardo Martinez (485) e Jailson Baraúna (158).

Emerson, aos 52 anos, terá Paulo Tavares como vice na gestão da Associação Esporte Clube Bahia. A chapa eleita terá como missão principal fiscalizar e assegurar o cumprimento do contrato estabelecido com o City Football Group, além de promover projetos e investimentos em outras modalidades esportivas. Após a venda de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) tricolor para o Grupo City por R$ 1 bilhão em maio deste ano, a Associação Bahia permaneceu detentora dos 10% restantes.

A eleição contou com a participação ativa dos sócios do Bahia, aproximadamente 7800, dos quais 3179 votaram presencialmente na Arena Fonte Nova ou online, no site esporteclubebahia.eleicaoweb.com.br. A votação exigiu que os sócios tivessem 12 meses de associação e estivessem em dia até 1° de novembro.

Em sua primeira manifestação após a vitória, Emerson Ferretti expressou gratidão aos concorrentes, enfatizando a importância da união para liderar o Bahia. Ele destacou que sua gestão estará aberta para ouvir a todos, conclamando os sócios a colaborarem no crescimento do clube.

A nova liderança do Bahia, além de Emerson Ferretti e Paulo Tavares na Diretoria Executiva, inclui a eleição de 100 conselheiros para o Conselho Deliberativo. Emerson, ex-jogador do Bahia de 2000 a 2005, com conquistas notáveis na Copa do Nordeste e no Campeonato Baiano, é graduado em administração, com pós-graduação em esportes, e presidiu o Ypiranga de Salvador de 2010 a 2017.

Resultados Finais:

Para a Presidência do Bahia Triênio 2024-2026:

  • Emerson Ferretti: 1089 votos
  • Marcelo Sant'Ana: 774 votos
  • Marcus Verhine: 673 votos
  • Leonardo Martinez: 485 votos
  • Jailson Baraúna: 158 votos

Para o Conselho Deliberativo:

  • Revolução Tricolor: 632 votos (21 cadeiras)
  • 100% Bahêa: 464 votos (15 cadeiras)
  • Simplesmente Bahia: 478 votos (15 cadeiras)
  • Independente Tricolor: 423 votos (14 cadeiras)
  • União Bahia: 380 votos (12 cadeiras)
  • +Bahia: 269 votos (8 cadeiras)
  • Bahêa do Povo: 244 votos (8 cadeiras)
  • Bahia Na Veia: 212 votos (7 cadeiras)

Bahia SAF Parabeniza Emerson Ferretti:

Após a vitória de Emerson Ferretti, o perfil oficial do Bahia nas redes sociais parabenizou o novo presidente, desejando sucesso em seu mandato e agradecendo a Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz pela transição realizada no início de sua gestão.

Marco Histórico

Ao vencer as eleições presidenciais, Emerson Ferretti tornou-se o primeiro presidente assumidamente gay de um grande clube do futebol brasileiro. Essa conquista é ainda mais emblemática, pois o Esporte Clube Bahia foi pioneiro na América Latina ao ter uma torcida LGBTQ+ chamada LGBTricolor.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/