Depois de 25 anos, Feira de Santana pode ficar sem time na elite do futebol estadual

EsportesFutebol profissional

Depois de 25 anos, Feira de Santana pode ficar sem time na elite do futebol estadual

'Tremendão' caiu para segunda divisão e Fluminense de Feira vai tentar retorno à elite

'Tremendão' caiu para segunda divisão| Crédito: Sidnei Campos/Folha do Estado

A queda do Bahia de Feira para segunda divisão abre a possibilidade de Feira de Santana não ter time de futebol profissional na elite do Campeonato Baiano em 2025. O Fluminense de Feira, que há três anos está ausente da Série A, vai tentar o acesso a partir do mês de junho e se isto não acontecer, será a segunda vez na história que a cidade ficará de fora da 'nata' do futebol baiano.

Ao longo dos anos, a cidade de Feira de Santana sempre vem mantendo a evidência na elite baiana desde a incursão do Fluminense no cenário em 1954. Nestes 70 anos, o tricolor feirense caiu em três oportunidades: 1998, 2013 e 2021. O Bahia de Feira, mesmo sendo um clube mais antigo, teve o seu ingresso no profissionalismo em 1967 e desde então viveu hiatos se ausentando por muito tempo das atividades profissionais, até ser adquirido pelo Grupo Nobre em 2009 e desde então foram 15 anos de atividades ininterruptas.

Anterior ao retorno do Bahia de Feira, em 2001 surgiu o Palmeiras do Nordeste e até 2004 manteve a sua base montada na cidade e posteriormente se transferiu para a cidade de Santo Antônio de Jesus até encerrar as atividades em 2006. Um ano depois surgia o Feirense que manteve atividades profissionais até 2016 e neste período, Feira de Santana chegou a contar com três equipes na elite estadual até o rebaixamento do Fluminense em 2013. Houve uma pausa de três anos até o retorno do Flu à Série A em 2016, mesmo ano em que o Feirense caiu.

Ainda assim, por mais quatro anos, Feira de Santana se manteve com dois times na Série A até uma nova queda do Fluminense em 2021.

A ÚNICA VEZ

Caso o Fluminense de Feira, que está se organizando para a disputa da segunda divisão a partir de junho, não obtenha o acesso à elite para 2025, Feira de Santana não terá equipes profissionais na principal divisão do futebol estadual no próximo ano, algo que não acontece desde 1999. Um ano antes, o Fluminense amargou o seu primeiro rebaixamento e o Bahia de Feira caíra em 1987 desde então tentava voltar à primeira divisão, mas sem sucesso. Coincidentemente, os clubes feirenses disputaram a Série B neste ano: o Fluminense subiu e o Bahia de Feira tentou no ano seguinte uma nova investida, sem êxito e então ficou afastado das atividades profissionais até o Grupo Nobre assumir o seu comando em 2009. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/