Morre Luiz Cláudio Pereira, quinto maior medalhista paralímpico do Brasil

EsportesLuto

Morre Luiz Cláudio Pereira, quinto maior medalhista paralímpico do Brasil

Dono de nove medalhas no maior evento esportivo paralímpico do mundo  

Crédito: Divulgação/ABRC

Morreu, nesta terça-feira (8), aos 60 anos, o ex-atleta Luiz Cláudio Pereira, quinto maior medalhista paralímpico da história do Brasil. A informação foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que lamentou a perda.

Dono de nove medalhas no maior evento esportivo paralímpico do mundo, Luiz Cláudio era presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), e estava chefiando uma missão do Brasil no Campeonato das Américas, em Medellín.

Luiz Cláudio está na história do esporte paralímpico mundial pelo seu desempenho como atleta. De acordo com os números do CPB, ele conquistou seis medalhas de ouro de um total de nove láureas alcançadas nas três edições de Jogos Paralímpicos em que participou: Stoke Mandeville 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992. Luiz Cláudio disputou as provas de arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco, além do pentatlo.

Em número de medalhas, ele é o quinto brasileiro mais premiado na história dos Jogos, atrás apenas dos nadadores Daniel Dias, Andre Brasil, Clodoaldo Silva e a velocista Ádria Santos.

Luiz Claudio se tornou paraplégico aos 16 anos de idade, quando sofreu um acidente durante uma luta de judô.

"Dia muito triste para o esporte brasileiro, um ídolo que se vai, um amigo que perdemos. Sua contribuição para a causa da pessoa com deficiência nunca será esquecida por nós. Muito obrigado por tudo, descanse em paz", lamentou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/