Oito candidatos disputam cargo de primeiro-ministro no Reino Unido

InternacionalMudanças

Oito candidatos disputam cargo de primeiro-ministro no Reino Unido

Vencedor deve ser conhecido no dia 5 de setembro

Crédito: Divulgação

A lista com os candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo Partido Conservador britânico. Quem vencer assume o cargo e a liderança da sigla. A eleição ocorre após a demissão de Boris Johnson, na semana passada e o nome escolhido deve ser conhecido até o dia 5 de setembro.

Assim, entre os candidatos, o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak, a secretária de Estado para o Comércio Exterior, Penny Mordaunt, a chefe da diplomacia Liz Truss e o deputado Tom Tugendhat conseguiram sem problema os 20 apoios necessários entre os membros do Partido Conservador no Parlamento, para serem oficialmente candidatos.

O novo ministro das Finanças Nadhim Zahawi, a procuradora-geral da Inglaterra e do País de Gales, Suella Braverman, a secretária de Estado para Mulheres e da Igualdade Kemi Badenoch e o ex-secretário de Estado para Assuntos Exteriores, Jeremy Hunt, também concorrem.

Com isso, segundo as regras, nesta quarta-feira (13), cada candidato terá que conseguir o apoio de 30 deputados para sua candidatura no primeiro turno da eleição. O segundo turno está previsto para quinta-feira (14) e outro, se necessário, na segunda-feira (18).

O objetivo é que restem apenas dois candidatos antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de julho. Os dois nomes se enfrentam, em 5 de setembro, em uma votação final aberta aos membros do Partido Conservador.

Com informações do Metro1.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/